Processo Seletivo Interno para Bolsa de Monitoria Social - 2025/2, Prof. Adriano Cavalleri (Zoologia)

Clique aqui para obter.

 

 


EDITAL N° 11, DE 08 DE AGOSTO DE 2025
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE - PDE/FURG
SUBPROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO PDE/MONITORIA ACADÊMICA
Segundo Semestre 2025
Edital de Seleção de Bolsista de Monitoria Acadêmica
Farmacologia

Clique aqui para obter

 

 


No dia 25 de julho ocorreu a inauguração das novas dependências do programa de extensão Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas da FURG, o MUVIe, juntamente com a exposição comemorativa de 15 anos, e abertura do Núcleo de Memória do ICB (NUME-ICB). Na ocasião servidores e estudantes visitaram o espaço, com a presença do Presidente do NUME-FURG Professor Péricles Gonçalves e do Administrador do ICB Leonardo Ribeiro.
O ICB é a primeira das unidades acadêmicas e administrativas que concretiza a inauguração do seu espaço de memória após a aprovação do novo regimento do NUME-FURG. Professor Péricles considerou que parte deste resultado deve-se aos 15 anos de trabalho do MUVIe com a coordenação da Professora Dra Carla Gonçalves, favorecendo a ampla discussão desta temática na unidade.


Agora, em comemoração a Semana Nacional do Patrimônio, o ICB convida a comunidade universitária para conhecer o novo espaço e a exposição dos patrimônios de Ciência e Tecnologia. O NUME-ICB fica no Campus Carreiros, Pavilhão 6, 2o andar , sala 23 A, junto ao acervo do MUVIe. Nesta exposição de inauguração, os/as acadêmicos/as de disciplinas de extensão selecionaram peças, fotos e outros objetos que representam os quinze anos de atividades do MUVIe. A exposição poderá ser visitada do dia 11 ao dia 14 de agosto no período da tarde, das 14h às 17h.


Equipe e visitantes na inauguração


Equipe MUVIe


Estudantes explicam os usos dos antigos equipamentos aos servidores


Prof. Péricles relembra a criação da FURG para os jovens estudantes


Servidores conversam sobre os equipamentos em exposição

 

 


 

 


 

 


 

 


 

 


Oportunidade de bolsa de Iniciação Científica FAPERGS Ações Afirmativas, com o Prof. Adriano Cavalleri, no projeto de pesquisa: História de vida de Pseudophilothrips bondari (Insecta:Thysanoptera) e seu impacto em goiabeiras.

Clique aqui para obter o edital

 

 


 

 


Editais para a Seleção de Bolsistas de Iniciação Científica (CNPq e FAPERGS) e de Iniciação Tecnológica e Inovação (FAPERGS) para atuarem em projetos sob orientação do Prof. Adalto Bianchini:

Bolsistas de Iniciação Científica CNPq

Bolsistas de Iniciação Científica FAPERGS

Bolsistas de Iniciação Tecnológica e Inovação CNPq

 

 


Atualização: endereço de e-mail correto elainecosta@furg.br

 

 


Após 11 anos sem passar por um processo de revalidação do curso de Ciências Biológicas - Bacharelado pelo INEP, no dia 27/06/2025 foi finalizado mais um ciclo avaliativo do curso. Como resultado final o curso obteve o conceito máximo de "5". Este resultado foi do trabalho árduo da Direção de Avaliação Institucional e da Coordenação do curso com o seu NDE e os diversos colaboradores do curso. A coordenação agradece o empenho de todos e com o resultado desta avaliação a coordenação espera trabalhar no sentido de melhorar mais ainda o curso.

 

 


Edital nº 03/2025 para Professor Visitante do PPGCF

 

 


Processo Seletivo Interno para Bolsa PDE/MONITORIA ACADÊMICA - Primeiro Semestre 2025

 

 


Oportunidade é aberta a estudantes de licenciaturas e professores da educação básica

Estão abertas as inscrições para o minicurso promovido pelo projeto de ensino Grupo de Estudos Transversais - ETs e o ensino de ciências por investigação. A proposta é voltada para estudantes de todas as licenciatura e professores da educação básica. O minicurso trará as bases do ensino de ciências por investigação e como aplicá-las para as diversas áreas do conhecimento, terá duração de três encontros e certificação total de 20h.

O primeiro encontro será em 30 de maio, das 16h30 às 18h. O segundo encontro está previsto para 27 de junho, das 14h às 16h, e o terceiro, para 25 de julho, das 14h às 16h. Todos os encontros ocorrerão na sala 6205, pavilhão 6, Campus Carreiros.

Também estão envolvidos na organização o Instituto de Ciências Biológicas e o Museu Virtual do Ensino de Ciências. Segundo os organizadores, a metodologia dialoga com a indissociabilidade, baseando-se nas atuais discussões sobre o papel da ciência no desenvolvimento social, na visão das ciências e das tecnologias como patrimônios socioculturais; no ensino de ciências por investigação, abrangendo as temáticas transversais ética, saúde, meio ambiente, gênero e sexualidade, trabalho, consumo, pluralidade e cultura; e seguindo uma perspectiva de pedagogia histórico-crítica.

A escolha do público-alvo considera que os licenciandos podem exercer papel fundamental na formação cidadã de jovens estudantes, que sejam capazes de compreender o mundo que os cerca, as relações sociais que participam, e como a cultura e o conhecimento humanos estão intimamente relacionados com os avanços das ciências. Como resultados, espera-se que os participantes adquiram a compreensão sobre a metodologia de ensino por investigação e criem suas propostas de Atividades Investigativas, para, no segundo semestre, colocá-las em prática em escolas da educação básica de Rio Grande, onde atuam professores participantes do grupo de estudos.

As inscrições podem ser feitas pelo sinsc.furg.br.

Confira abaixo a programação do minicurso:

Primeiro encontro: O ET quer saber?
- Introdução às bases do Ensino de Ciências por Investigação - professora Dra. Carla Gonçalves
- Relato de Experiências - ECI e Gênero e Sexualidade - professor MSc Sandro Torma
Mediação: acadêmica Raquel Chocho.

Segundo encontro: Que problema é esse?
- Continuação: às bases do Ensino de Ciências por Investigação - professora Dra. Carla Gonçalves.
- Relato de Experiências - ECI e Meio Ambiente - professora Stefanie Teixeira
Mediação: acadêmica Raquel Chocho.

Terceiro encontro: Toma aí a minha AI
- Apresentações de Atividades Investigativas dos cursistas.
Mediação: acadêmica Raquel Chocho e profª. Carla Gonçalves.

 

 


Clique aqui para obter o PDF

 

 


 

 


O Programa Socializando a Leitura, coordenado pelos professores Adriana Gibbon, Artur Vaz e Mairim Piva, vinculados ao Instituto de Letras e Artes (ILA), convida a comunidade acadêmica e externa a contribuírem com a campanha de arrecadação de livros infantis e juvenis: Doe imaginação.

Através  de seu projeto “Troca de Livros: Socializando a Leitura”, o programa estimula o hábito da leitura e amplia o repertório cultural da comunidade. As doações são fundamentais para continuidade do projeto, que mantém o acervo pela contribuição da comunidade.

Os pontos de coleta estão espalhados pelo Campus Carreiros, incluindo os pavilhões 01, 02 e 04, os prédios das Pró-Reitorias, do ILA e o Centro de Convivência. A campanha também aceita livros de ficção e não-ficção, com exceção de livros didáticos.

Para quem deseja doar uma grande quantidade de livros, o programa disponibiliza transporte para retirada do material. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (53)98451-2193.

Mais informações sobre o Programa Socializando a Leitura e suas ações podem ser encontradas no Instagram: @socializandoaleitura.

 

 


O evento contou com mais de 80 participantes, reunindo comunidade interna e externa da FURG para debater o tema

A reportagem original pode ser lida aqui:
https://www.furg.br/noticias/noticias-institucional/especializacao-em-abordagem-multidisciplinar-em-dependencia-quimica-realiza-aula-inaugural

 

 


Clique aqui para obter o PDF

O link para as inscrições é: https://sinsc.furg.br/detalheseventos/2633

O Evento gerará certificação de 4 horas.